Novidade!!!

Novidade!!!
Clique e confira!

CANHOTO? CULPA DO SEU IRMÃO!

Ser ou não canhoto? Eis a questão!

Por que esse assunto ainda causa controvérsias até entre os especialistas em comportamento humano? Inclusive, escolheram o 13 de agosto para o dia internacional do canhoto...

É possível decidir o lado a seguir ainda quando bebê? Podemos mudar a forma de escrever no decorrer da vida? De quem é a culpa? Se é que existe a quem condenar... Mas é algo condenável? E por que outrora foi?

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Os indivíduos canhotos representam 10% da população mundial. São mais homens que mulheres, cerca de 30% a mais.

Há milhares de anos que os canhotos são uma minoria. Pinturas da mão esquerda humana, ou seja, feitas pela direita, foram eternizadas em cavernas por nossos ancestrais primitivos, levando a crer que há muito tempo os humanos destros reinam a Terra. Talvez por isso, apesar de não justificar, que na Idade Média, por exemplo, os canhotos eram considerados impuros, castigados por Deus. Tanto que o termo ‘canhoto’ foi dado por significar esquerdo - que no latim quer dizer sinistro, diabólico. Assim, os não-destros eram discriminados pelo povo e até pelos familiares, sendo obrigados a escrever usando a mão direita para serem poupados.

Outrora, no século passado, pensava-se que o "canhotismo" era um problema de saúde, tanto que as crianças eram obrigadas a mudar a mão da escrita. Não é que hoje, no estado da Califórnia (EUA), já até inventaram um equipamento capaz de mudar a preferência por um dos lados. É verdade! Trata-se de um dispositivo magnético, entretanto, diferente a qualquer tipo de discriminação, foi criado para proporcionar maior qualidade de vida àqueles pacientes que tiveram sequelas graves, que limitam movimentos em um lado do corpo, como por ACV e por doenças neurológicas degenerativas.

CIENTIFICAMENTE FALANDO...

Naturalmente, somos ambidestros – podemos usar os dos lados do corpo. Fato é que realizamos várias tarefas com ambas as mãos, porém damos preferência na hora em que necessitamos ser mais precisos, como escrever, usar a faca e até abrir a porta. Um jogador de futebol, por exemplo, usa o pé mais habilidoso, e que pode não ser o do mesmo lado da mão que usa para escrever.

A realização de uma tarefa preferencialmente por um lado ou outro do corpo se deve ao nosso cérebro. Ele concebe que é mais eficaz concentrar a escrita em uma das mãos, por se tratar de ser uma missão que exige alto grau de rigor e exatidão. Já imaginou se tivéssemos que aprender tudo usando ambos os lados do nosso corpo? Escrever já seria um grande problema! É uma questão de economia de tempo e de energia. O lado esquerdo do cérebro comanda o lado direito do corpo e vice-versa. Assim como a fala é controlada, mais comumente, pelo hemisfério cerebral esquerdo.

MAS O QUE CAUSARIA A PREFERÊNCIA?

Por enquanto só existem teorias, nada comprovado ainda.

Já percebeu que, por exemplo, quando alguém está com o canto da boca sujo de comida é mais fácil nós apontarmos para avisá-lo do que dizer qual lado está sujo?

Observe a imagem!


Então... está sujo o lado direito ou esquerdo? Direito ou esquerdo, direito ou esquerdo? Hein?!

PROPONHO ALGUNS TESTES...

- Primeiro!
- Fique de frente a um colega.
- Erga suas mãos a frente de seu corpo.
- Agora peça para que o colega toque-as também com as mãos, porém que o faça sem virar o corpo ou cruzar os braços.
- Com qual das mãos ele tocou sua mão direita?  E a esquerda?

- Outro!
- Continue de frente a seu colega.
- Agora, faça uma pose, onde você apoie uma das mãos na cintura.
- Peça para que o colega imite sua pose.
- Qual das mãos ele apoiou na cintura? Direita ou esquerda?
- E você, qual mão usou? Foi a mesma dele?

Por que a mão que você usou foi diferente daquela que seu colega utilizou?
Isso aconteceu porque o seu colega te enxergou como sua imagem refletida no espelho. O que seria menos comum de acontecer caso te imitasse ou tocasse suas mãos estando ele ao seu lado e não de frente para você.

- Por último, faça o teste sozinho.
- Olhando para o espelho, como se sua imagem refletida fosse a de seu colega.
- Qual das mãos a sua imagem apoiou na cintura? Direita ou esquerda?
- Viu só?

Bom, mas para que entender o funcionamento do espelho?
Isso é essencial para compreendermos como os gêmeos se veem no útero materno e como pode colaborar para definir se uma pessoa será ou não canhota.

NO ÚTERO MATERNO...

Ainda quando fetos, os gêmeos já interagem um com o outro dentro do útero. Inclusive, já conseguem ouvir e enxergar, mas, claro, de forma bem simples. É aí que nasce a teoria de que um gêmeo poderia imitar o outro mais ativo, como levantar o braço, tocar as mãos e os dedos, mover a cabeça para um dos lados. O hábito de imitar o outro é uma característica comum à raça humana, pois é assim que aprendemos - copiando uns aos outros. Desta forma, o cérebro poderia definir as preferências, inclusive por um dos lados do corpo.
 
Na prática, seria assim: quando um dos gêmeos mexe a mão direita, o outro, com a intenção de perceber sua igual capacidade, também movimenta a sua mão. Entretanto, trata-se da mão esquerda em vez da direita. Pois, lembre-se você que ele está de frente ao irmão, como ao espelho. Esse caso é conhecido como “gêmeo imagem-espelho”. Entendeu o porquê daqueles testes? Vale a pena repeti-los!

Ué! Mas não só irmãos gêmeos são canhotos!
A ocorrência de canhotos é maior em irmãos gêmeos, até 22% se comparados com os 10% dos bebês únicos. Inclusive, ainda é maior naqueles idênticos.

O fato é que uma gestação de gêmeos nem sempre vai à frente. Às vezes acontece de um dos gêmeos vir a não se desenvolver. Isso decorre, por exemplo, da competição por nutrientes, comum entre os seres vivos, vencendo o mais adaptável à vida uterina. Entretanto, quando a morte não é prematura demais, as preferências já podem ter sido definidas, como a escolha do lado do corpo a ser usado com maior frequência, como as mãos e os pés, devido àquelas interações tipo "imagem-espelho" com o irmão gêmeo.

OUTRAS TEORIAS...

Na teoria genética, o responsável pela escolha do lado esquerdo seria um gene batizado de LRRTM1, o qual seria herdado do pai.

Fonte: ccomhistoria.blogspot.comJá na teoria de seleção natural, acredita-se que os antigos guerreiros que usavam escudos para proteger o coração em batalhas – lado esquerdo do corpo – teriam sido “selecionados”. Os mais habilidosos com o lado esquerdo reduziram o grau de mortalidade durante os duelos, como outros lutadores que acertavam golpes surpresas com a canhota. E essa vantagem fora passada aos seus descendentes. Talvez não seja a toa que pesquisas apontam que filhos de pai canhoto têm até 20% de chances de também preferirem o lado esquerdo. Dados que aumentam quando também a mãe é canhota, chegando até 50% de possibilidades. Porém, se fosse assim, deveríamos ter pelo menos metade não-destros da população mundial.

Por outro lado, especula-se que problemas no parto seriam mais frequentes em nascimentos de bebês canhotos, por se encontrarem em posição uterina não favorável, decorrente à oposição dos lados, levando à redução do nascimento de indivíduos canhotos.

--
Bom, teorias e especulações à parte, o fato é que a habilidade, ou a falta dela, não é determinada pelo lado do corpo que você usa. Grandes personalidades são a prova. A família real britânica, por exemplo, é conduzida por canhotos, como a rainha Elizabeth e os príncipes Charles e William. Dentre vítimas, culpados e barbáries históricas, o importante, o que de fato vale é ter ou não ter habilidades. Independente de quem você é... e, claro, de como você a exerce. Mas não interessa se é pela esquerda ou à direita. 

Nenhum comentário:

Os mais POPULARES:

Muito MAIS...

       
+ DOWNLOADS       mais VÍDEOS >>       e muito MAIS!